Pesquisadores capturam e marcam peixes no Rio Araguaia

Goiânia – Nos últimos dias do mês de julho (30 e 31), pesquisadores e técnicos vinculados ao Projeto Araguaia (www.ibama.gov.br/go/projetos) realizaram mais uma etapa de captura e marcação de peixes no rio Araguaia. Etapa está sendo desenvolvida próximo ao município de Baliza-GO.

Dentre os peixes, foi capturada uma piraíba de aproximadamente 1,55 m que recebeu um transmissor (foto) de radio-telemetria, o que propiciará seu monitoramento pelos próximos 3 anos. O objetivo do monitoramento é conhecer o comportamento, rotina e área de vida dessa espécie de peixe. Tal conhecimento contribuirá para estabelecimento de medidas de manejo da espécie, permitindo sua conservação.

No mesmo período, ainda foram capturados outros sete exemplares de uma outra espécie de bagre, o “jaú”. Esta etapa, que foi mais uma das expedições realizadas no rio Araguaia pelas instituições participantes do projeto, veio comprovar, segundo avaliação do pesquisador Leandro Silveira (Instituto Onça-Pintada), a importância para a conservação da biodiversidade daquele trecho do rio ainda pouco conhecida por pesquisadores e pelo público em geral.

Ascom Ibama/GO

Esse post foi publicado em Noticias e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário